RESILIÊNCIA: Estamos preparados para dar o salto?

Precisamos ter coragem para enfrentar situações e realidades muitas vezes dolorosas e ter confiança de que haverá uma solução, mesmo que não seja de imediato. Nem sempre isso significa algo fácil de ser superado, muito pelo contrário, na maioria das vezes se torna algo muito difícil. Este risco pode ser agravado se a pessoa não está consciente de que atravessa um momento em que ela não se encontra em uma situação de equilíbrio.

Exemplos não faltam de situações onde pessoas foram colocadas a provas extremas e conseguiu mesmo com grandes dificuldades, sobreviver a catástrofes como Tsunamis, furacões, terremotos, ataques terroristas, crises financeiras de grande impacto e num determinado momento renasceram e se fortaleceram apesar das perdas econômicas, financeiras, além das mais dolorosas envolvendo entes queridos.

Controle da situação

As incertezas, as dúvidas a raiva podem agravar essa situação, gerando comportamentos vingativos que poderão agravar ainda mais a situação, gerando novos problemas, destruindo relacionamentos e inibindo os comportamentos proativos necessários para uma recuperação.

Se não houver um controle dessa situação, esse momento de desequilíbrio pode prejudicar o funcionamento da pessoa em um momento crítico, tornando aquilo que é ruim em algo ainda pior, limitando a capacidade de agir com resiliência.

Preparado para dar o salto

Não existe a possibilidade de evitarmos por completo os problemas e eventuais armadilhas que estão espalhadas ao longo de uma vida profissional. Assim, em determinado momento de nossa carreira vamos cruzar com situações que nos levam a momentos de desequilíbrio.  A realidade de fato é como vamos sair dessas situações. Como vamos dar o salto que nos permita recuperar nossas energias e retornar a uma situação de equilíbrio. Resilência significa o quanto estamos preparados para dar esse salto e nos recuperar de eventuais falhas ou erros.

Base na confiança, no reconhecimento e iniciativa para a ação

Pessoas com capacidade de resiliência possuem bases solidificadas na confiança, que é a capacidade de trazer para si a responsabilidade por eventuais falhas ou erros, no reconhecimento da sua existência, ao mesmo tempo em que busca a colaboração de outros, tanto apoiando quanto sendo apoiado e principalmente na apresentação de soluções positivas de melhoria, demonstrando assim a iniciativa para ação.

Habilidades adaptativas

Aqueles que demonstram habilidades adaptativas, que deixam as situações fluírem de forma mais natural e que são receptivos a mudanças conseguem resultados mais eficientes em situações difíceis e desafiadoras.  O oposto disso conduz as pessoas a um contexto emocional mais negativo, onde contratempos são ampliados levando a pessoa a uma fixação nas falhas ou erros e na persistente comparação com os outros, o que acaba canalizando suas energias, impedindo qualquer solução proativa.

Ponto de equilíbrio

O grande salto para se alcançar a capacidade de resiliência é reconhecer a necessidade em encontrar o seu ponto de equilíbrio, o que irá lhe permitir canalizar suas energias de forma adaptativa e mais produtiva.  É importante focar em um estado emocional e físico onde seja possível concentrar na solução do problema de forma construtiva. Assim você pode de forma consciente tomar medidas para recuperar sua posição e agir com a resiliência necessária para superar essa situação.

Relacionamentos

Muitas vezes é preciso “pensar fora da caixa” para encontrar a melhor solução para o problema em evidência. Outro ponto importante é fazer uso de sua rede de relacionamentos. Pessoas bem sucedidas aproveitam esses momentos difíceis para buscar apoio em uma rede social sólida e consistente.

Saber lidar com as perdas

Pessoas com grande capacidade para lidar com as perdas possuem um alto grau de resiliência. Esse forte propósito em assumir suas responsabilidades é que o ajuda a aprender a se recuperar, conquistando vitórias consecutivas que contribuirão para a criação de um futuro desejável.

Anúncios
Esse post foi publicado em Competências. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s